Espetacular desenvolvimento da ciência, consiste em uma membrana filamentosa, ou bob plástico, repleta de furos tamanho 0,05 micra a 0,025 micra.

Todos os agentes indesejados presentes na água ou efluente que tenham tamanho superior ao tamanho dos furos serão filtrados, produzindo águas de elevado grau de pureza, clarificadas, livres de vírus e bactérias (99,9999%), de forma a permitir o reúso para diversos fins, como irrigação, limpezas.

O consumo humano de efluente tratado e ultrafiltrado não é permitido por enquanto no Brasil. Já em países com maior escassez de recursos hídricos (México e países do continente africano), efluentes tratados com tecnologia de ultrafiltração e posteriormente polidos com membranas de osmose reversa (adicionados de cloro no final) são distribuídos para a população , tal o nível de qualidade da água produzida.

Esta tecnologia é também utilizada pelas Forças Armadas da maioria dos países para, em campo, produzir água de alta qualidade para suas tropas, bem como pelos governos em catástrofes naturais como enchentes, desmoronamentos de encostas, terremotos, etc.