Em linguagem simples nos referimos a materiais que estão boiando sobre a água, conhecidos como SST , sólidos em suspensão, ou arrastes, sujeirinhas, algas ou areias misturadas na água.

Este tipo de material comumente se encontra em águas de rios, lagos, açudes, poços com problemas construtivos, tubulações metálicas antigas, entre outros. Este material quando não removido da água acaba se depositando em tubulações e reservatórios, assim como pode vir a prejudicar processos industriais.

Em outros casos estes materiais podem vir a colmatar Estações de Tratamento de Águas, Meios Filtrantes de Filtros, resinas ou membranas.

Portanto é muito importante removê-los para não se ter nenhum tipo de problema, o que pode ser feito com filtros específicos para esta finalidade, onde podemos comentar que existem as tecnologias de filtração nominal e absoluta.

Lembrando ainda que os filtros podem ser montados com sistemas de retro lavagem manual/automática ou serem do tipo onde se troca o meio filtrante (cartuchos ou bags) quando atingido determinado diferencial de pressão.